ORAC   Valores de la capacidad de aborción de radicales libres de alimentos

ORAC – Valores da capacidade de absorção de radicais livres em alimentos

Você já leu ou ouviu falar sobre os valores de ORAC? Nós explicamos:

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L&S. – ORAC é a sigla em inglês para saber a capacidade de absorção de radicais livres de oxigênio de alimentos diferentes (Oxygen Radical Umbsorbance Capacity). Um conceito de referência cada vez mais utilizados. Com estima-se que os valores de capacidade antioxidante de alimentos diferentes. Quanto maior o valor de ORAC unidades em um alimento, maior a sua capacidade de absorver os radicais livres e, portanto, lasu capacidade antioxidante que exerce no corpo.

O conceito foi desenvolvido pelo Instituto Nacional sobre envelhecimento, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.U.S. no ano de 2007 nos Estados unidos. Com isso, os Estados Unidos Departamento de agricultura (USDA) redigiram uma lista de legumes e o seu valor de ORAC. Ele também desenvolveu um banco de dados de alimentos em que aparece nesse valor. Este banco de dados foi o resultado de investigações realizadas pelo Laboratório de análises de Antioxidantes, Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos (INTA), dirigido pelo Dr. Hernán Speisky Cosoy na Universidade do Chile.

O que é certo é que os especialistas estão céticos de que o valor científico de tal conceito. Mas, embora o seu valor para eles não é aceito, na verdade, fornece um guia para a extrema direita do que valor. O que ninguém posta em dúvida pelo multi-evidência clínica e epidemiológica, são os benefícios dos antioxidantes na bioquímica e na saúde. Há, na verdade, uma infinidade de estudos que deixar claro, que ajudam a reduzir o risco de doenças degenerativas (cardiovasculares, tumor, e neurodegenerativas).

De acordo com as recomendações do Departamento de Agricultura (USDA), é conveniente incluir na dieta diária entre 3.000 e 5.000 unidades ORAC. É uma boa maneira de prevenir doenças degenerativas.

Antioxidante

Molécula com a capacidade de evitar ou retardar a oxidação de outras moléculas. Esta oxidação dá origem aos radicais livres. Estes são responsáveis por dar início a reações em cadeia que acabam danificando as células. Para informações mais detalhadas, consulte a ” e “.

A função dos antioxidantes é muito relevante. Bloquear a formação de radicais livres que iniciam doenças como câncer, Alzheimer, artrite, etc, então você tem um monte de interesse para saber a capacidade de absorção de radicais livres de oxigênio que tem o alimento. Que é, precisamente, a ORAC.

Os principais antioxidantes são encontrados naturalmente em alimentos de origem vegetal. As vitaminas A (beta-Caroteno e retinol), C (ácido ascórbico); E (tocoferol), Selênio; Zinco; etc.

Tenha cuidado com etiquetas. Quando em um alimento coloca: “rico em antioxidantes” normalmente, eles estão se referindo a substâncias que impedem que o mesmo produto é de óxido; isso não significa necessariamente que o fornecimento de tais antioxidantes da dieta.

Outra coisa para cuidar de

Se o Açaí ou mirtilos, por exemplo, são frutos da altamente antioxidantes, de acordo com a ORAC, é doce de mirtilo ou extratos de mirtilos terapêutico. Um suco ?mirtilos? industrial, é um dos alimentos processados; pasteurizado; com adição de açúcar; cores; intensificadores de sabor; conservantes, etc., Embora o rótulo diz que é “rico em antioxidantes”, que leva menos é mirtilo.

Como medir a capacidade antioxidante de um alimento?

É um valor de referência semelhantes . O método de avaliação dos valores de ORAC é através da medição de fluorescência de uma molécula submetidos à ação de um dispositivo gerador de radicais livres. Isso funciona da seguinte forma: a molécula fluorescente, sofrem os efeitos dos radicais livres é perder a capacidade de fluorescência. Dado que os antioxidantes têm a função de proteger a molécula, maior a ORAC, mais vai demorar para perdê-lo e, portanto, maior a sua capacidade antioxidante.

Tabelas de ORAC

Quando, em 2007, você concorda com a ORAC, uma lista é publicada com a análise da capacidade de absorção de radicais de oxigênio com 277 alimentos diferentes. Este tem sido atualizado até meados de 2010 já tinha 326 alimentos.

Tem sido publicado em várias tabelas, ORAC, e algumas com grandes diferenças entre eles. Neles podemos quantificar os valores que os diferentes alimentos. Custa muito para encontrar o caminho certo, porque o mesmo alimento pode ser listado com valores diferentes em função da tabela de consulta. Mas há uma tabela considerado um funcionário do United States Department of Agriculture, USDA (Departamento de Agricultura dos Estados unidos)

Se destacam por sua alta capacidade antioxidante:

  • Nozes:as nozes ou pecán, avelãs, pistache
  • Especiarias e ervas aromáticas: tomilho, alecrim, baunilha, sálvia, orégano, canela e cravo-da-índia.
  • Leguminosas: feijão preto e vermelho, lentilha e grãos de soja.
  • Frutas: banana, ou açaí (com um alto poder antioxidante. É a fruta com o maior valor de toda a tabela ORAC). Seguida são tão grandes antioxidantes do cacau em pó 100% puro, mirtilos, pretas e vermelhas, amoras, maçãs Granny Smith.
  • Tubérculos: açafrão-da-índia e gengibre
  • Óleos: Azeite de oliva Extra Virgem.
  • Legumes: espinafre, alcachofra, brócolis, cenoura, couve, etc.

Super alimentos e as unidades ORAC

Uma é a de que, quando tomadas, exceder os 40.000 unidades ORAC. São muito poucos os que chegam a esse número e são muito bem identificados: eles são o açaí (açaí) e cacau em pó puro. Mas acontece que se você misturar vários antioxidantes, podemos alcançar e até mesmo ultrapassar a cifra de 40.000 unidades ORAC.

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