Vitaminas e minerais Você está recebendo o que precisa?

Vitaminas e minerais são nutrientes essenciais porque realizam centenas de papéis no corpo. Há uma linha tênue entre consumir o suficiente desses nutrientes (que é saudável) e consumir demais (o que pode acabar prejudicando você). Comer uma dieta saudável continua a ser a melhor maneira de obter quantidades suficientes das vitaminas e minerais que você precisa.

Nutrientes essenciais para o seu corpo

Todos os dias, o seu corpo produz pele, músculo e osso. Ele produz um rico sangue vermelho que transporta nutrientes e oxigênio para postos avançados remotos, e envia sinais nervosos que saltam por milhares de quilômetros de vias cerebrais e corporais. Também formula mensageiros químicos que são transportados de um órgão para outro, emitindo as instruções que ajudam a sustentar sua vida.

Mas para fazer tudo isso, seu corpo requer algumas matérias-primas. Estes incluem pelo menos 30 vitaminas, minerais e componentes da dieta que seu corpo precisa, mas não pode fabricar por conta própria em quantidades suficientes.

Vitaminas e minerais são considerados nutrientes essenciais – porque atuando em conjunto, realizam centenas de papéis no corpo. Eles ajudam a escorar ossos, curar feridas e fortalecer seu sistema imunológico. Eles também convertem comida em energia e reparam o dano celular.

Mas tentar acompanhar o que todas essas vitaminas e minerais fazem pode ser confuso. Leia artigos suficientes sobre o assunto, e seus olhos podem nadar com as referências em forma de sopa de letrinhas a esses nutrientes, que são conhecidas principalmente por suas iniciais (como vitaminas A, B, C, D, E e K – para citar apenas poucos).

Neste artigo, você obterá uma melhor compreensão do que essas vitaminas e minerais realmente fazem no corpo e por que você quer ter certeza de que está recebendo o suficiente delas.

Micronutrientes com um grande papel no corpo

Vitaminas e minerais são freqüentemente chamados de micronutrientes porque seu corpo precisa apenas de pequenas quantidades deles. No entanto, deixar de obter mesmo essas pequenas quantidades praticamente garante a doença. Aqui estão alguns exemplos de doenças que podem resultar de deficiências de vitaminas:

  • Escorbuto. Os marinheiros dos velhos tempos aprenderam que viver durante meses sem frutas frescas ou vegetais – as principais fontes de vitamina C – causa o sangramento das gengivas e a falta de gosto do escorbuto.
  • Cegueira. Em alguns países em desenvolvimento, as pessoas ainda ficam cegas por deficiência de vitamina A.
  • Raquitismo. A deficiência de vitamina D pode causar raquitismo, uma condição marcada por ossos fracos e leves que podem levar a deformidades esqueléticas, como pernas arqueadas. Em parte para combater o raquitismo, os EUA fortificaram o leite com vitamina D desde a década de 1930.

Assim como a falta de micronutrientes essenciais pode causar danos substanciais ao seu corpo, obter quantidades suficientes pode proporcionar um benefício substancial. Alguns exemplos desses benefícios:

  • Ossos fortes. Uma combinação de cálcio, vitamina D, vitamina K, magnésio e fósforo protege seus ossos contra fraturas.
  • Previne defeitos congênitos. Tomar suplementos de ácido fólico no início da gravidez ajuda a prevenir defeitos congênitos no cérebro e espinhal na prole.
  • Dentes saudáveis. O flúor mineral não só ajuda na formação óssea, como também evita que as cáries dentárias se iniciem ou se agravem.

A diferença entre vitaminas e minerais

Embora todos sejam considerados micronutrientes, vitaminas e minerais diferem de maneiras básicas. As vitaminas são orgânicas e podem ser quebradas pelo calor, ar ou ácido. Os minerais são inorgânicos e mantêm sua estrutura química.

Então, por que isso importa? Isso significa que os minerais no solo e na água são facilmente encontrados em seu corpo através das plantas, peixes, animais e fluidos que você consome. Mas é mais difícil transportar vitaminas de alimentos e outras fontes para o seu corpo, porque cozinhar, armazenar e simples exposição ao ar pode inativar esses compostos mais frágeis.

Interagindo – em boas e más

Muitos micronutrientes interagem. A vitamina D permite que o corpo retire cálcio das fontes de alimentos que passam pelo trato digestivo, em vez de retirá-lo dos ossos. A vitamina C ajuda a absorver o ferro.

A interação de micronutrientes nem sempre é cooperativa, no entanto. Por exemplo, a vitamina C bloqueia a capacidade do seu corpo de assimilar o cobre mineral essencial. E mesmo uma pequena sobrecarga do mineral manganês pode piorar a deficiência de ferro.

Um olhar mais atento às vitaminas hidrossolúveis

Vitaminas solúveis em água são embaladas nas porções aquosas dos alimentos que você come. Eles são absorvidos diretamente na corrente sanguínea quando o alimento é quebrado durante a digestão ou quando um suplemento se dissolve.

Porque grande parte do seu corpo consiste em água, muitas das vitaminas solúveis em água circulam facilmente em seu corpo. Seus rins regulam continuamente os níveis de vitaminas solúveis em água, desviando os excessos do corpo em sua urina. Para conseguir mais vitaminas utilizando suplementos, você pode tomar algumas como a moringa caps, que além de possuir vitaminas ainda auxilia em outras questões como a produção de energia e anti-inflamatórios.